segunda-feira, dezembro 06, 2010

Estrelas cintilantes (23)... William Foulke

O “gordo vai à baliza” é uma expressão popularizada por todos nós – os que gostamos de bola – nas jogatanas de rua, ou do recreio da escola, alusivas à nossa infância sempre que aparecia um menino gordinho com pouco jeito para acariciar a bola. Vai dai o petiz era imediatamente mandado para debaixo dos postes para não atrapalhar os mais habilidosos na condução do esférico. Porém, nem só de “coxos” com peso a mais reza a história, já que um dos primeiros grandes nomes das balizas de âmbito mundial era um cavalheiro extremamente volumoso com quase dois metros de altura! O seu nome roça a lenda, pois na verdade ele foi “rei” numa época em que o belo jogo dava ainda os primeiros passos e como tal existe um pequeno leque de dados concretos acerca dos seus notáveis e muito particulares feitos. Daí ter usado a expressão lenda, pois muitas das histórias que hoje circulam a seu respeito “cheiram” a pura... lenda.
Sem mais demora a cortina sobe para apresentar a nossa estrela cintilante de hoje: William Foulke.
Veio ao Mundo no século XIX, mais precisamente no dia 12 de Abril de 1874, na pequena cidade inglesa de Dawley, onde conheceu os seus dois grandes amores no panorama desportivo: o críquete e o futebol, tendo sido um exímio praticante de ambos. Neste último “Fatty” (gordo) Foulke, como era carinhosamente conhecido por companheiros de equipa e adversários, deu o pontapé de saída da sua carreira no Sheffield United, emblema que representou entre 1894 e 1905. Aqui a lenda conheceu alguns dos seus capítulos mais empolgantes, do alto do seu 1,93m e dos seus intimidadores 165kg!!! Em capítulos mais suaves da história reza a lenda que o peso de “Fatty” rondava os 150kg, que mesmo assim chegavam não só para assustar os seus oponentes como também para o tornar no jogador profissional mais pesado da história do jogo. Ainda numa toada lendária conta-se que num jogo Foulke derrubou uma baliza depois de ter chocado contra os postes desta (!), ou das várias ocasiões em que a irritação o levava a pegar nos adversários com uma mão e a atirá-los para o fundo das redes (!). Outra lenda alude ao primeiro jogo da final da Taça de Inglaterra de 1902 jogada entre o Sheffield United de “Fatty” e o Southampton, quando a dada altura o pesado guarda-redes protesta com o árbitro do encontro sobre a irregularidade do golo do empate validado aos “Saints”, perseguindo com um ar ameaçador o pobre do juíz pelos corredores do estádio, tendo este respirado de alívio assim que viu um grupo de oficiais da FA (Federação Inglesa de Futebol) agarrar muito a esforço o furioso “Fatty”. .
Sobre este episódio dizer que o mau humor de Foulke seria eclipado dias depois aquando da repetição da final na sequência de uma vitória (2-1) do seu United. Esta seria aliás a segunda Taça de Inglaterra conquistada por “Fatty” ao longo dos seus 14 anos de profissional, tendo a primeira sido arrecadada em 1899.
Ao serviço do Sheffield United (emblema que defendeu por 299 vezes) o volumoso jogador conquistou ainda um título de campeão nacional da 1ª Divisão, em 1898. Um ano antes ele fez a sua única aparição com a camisola da selecção nacional de Inglaterra num encontro ante os vizinhos do País de Gales.
Terminada a ligação ao United a lenda rumou a Londres na temporada de 1905/06 para defender as cores do Chelsea. Aí o seu mau feitio conheceu novos episódios lendários, especialmente em jogos onde achava que os seus companheiros do sector defensivo não estavam a ser suficientemente duros nas marcações aos avançados contrários e assim sendo ele próprio tratava de sair da baliza para travar estes último com a sua força brutal para em seguida pegar neles pelos colarinhos e pontapeá-los para o fundo da sua baliza! “Fatty” era assim. Em Stamford Bridge esteve somente uma temporada, mas o suficiente para se tornar num ícone imortal do clube, e tanto assim é que hoje em dia quem entra pela porta principal do mítico recinto londrino depara-se com a fotografia de Foulke em primeiro plano no hall de entrada.
O seu derradeiro paradeiro futebolístico foi o Bradford City na época de 1906/07, tendo actuado por este emblema em 22 ocasiões. Nove anos mais tarde após o seu retiro dos campos de futebol... ou de batalha no seu caso, “Fatty” deixaria o Mundo dos vivos em consequência de uma cirrose, já que a bebida (em excesso) era para além do futebol e do críquete outra das suas paixões. Tinha somente 42 anos quando Inglaterra chorou no dia 1 de Maio de 1916 a sua morte. Uma morte meramente física, pois a lenda de “Fatty” Foulke continua bem viva nas novas gerações de adeptos do belo jogo.
E depois disto... mais respeito com os meninos gordinhos, pois quem disse que estes não sabem jogar à bola???

Legenda das fotografias:
1- William Foulke com as cores do Sheffield United
2- O perfil volumoso de "Fatty"
3- Na final da Taça de Inglaterra de 1901 Foulke atira um jogador do Tottenham para o chão

Nenhum comentário: